O equilíbrio do meio interno do corpo humano é de suma importância para manter a vida. Vários processos bioquímicos são necessários para manter as funções celulares como níveis adequados de oxigênio e gás carbônico, temperatura, osmolaridade, eletrólitos e íons hidrogênio.
Os elementos mais importantes para o bom funcionamento celular estão em solução dentro do organismo. Essas soluções contém ácidos, bases e sais dissolvidos. Os ácidos são substâncias capazes de ceder íons hidrogênio e as bases são aquelas que recebem esses íons.
O pH é a unidade utilizada para avaliar a presença e a atividade dos íons hidrogênio no organismo, sendo seu valor de referência no sangue entre 7,35 e 7,45. Valores fora dessa faixa representam ameaça para o bom funcionamento celular. Para a regulagem dos níveis de pH o corpo possui mecanismos de compensação por meio de processos químicos e meios fisiológicos, representados pelos rins e pulmões.
As modificações respiratórias são as mais imediatas. Os pulmões são responsáveis pela eliminação do gás carbônico (CO2), que reduz a concentração de ácidos no sangue, pois sua quantidade presente no sangue é inversamente proporcional a concentração dos íons hidrogênio. Já os mecanismos compensatórios renais tem atividade mais lenta e tardia, tendo como função principal a retenção ou eliminação de bicarbonato (HCO3).
Para avaliação dessas substâncias, é realizado um exame de sangue chamado gasometria arterial, normalmente colhido das artérias: radial, braquial ou femoral. As variáveis obtidas pelo exame, bem como seus valores de referência são:
- pH: 7,35 a 7,45;
- PaO2: 80 a 100 mmHg;
- PaCO2: 35 a 45 mmHg;
- BE: -2 a +2;
- HCO3: 22 a 28 mEq/L;
- SpO2 > 95%.
Comentários
Postar um comentário