Apresentação

Olá, FisioIntelectuais! Aqui você encontra conteúdos de atualização, aprimoramento de habilidades, interação entre profissionais e domínio entre teoria e prática na área de Fisioterapia Intensiva 🐵

Drenagem autógena

É uma técnica descrita por Chevalier classificada como um método de remoção de secreção de forma ativa, de fluxo lento, realizada de forma independente pelo paciente, e dividida em 3 fases:

• Deslocamento: o paciente se posiciona em sedestação com a mão em concha apoiada no tórax, realizando ciclos ventilatórios com baixo volume corrente, iniciando no volume de reserva expiratório com o objetivo de mobilizar secreções das vias respiratórias mais distais;
  • Coleta: o paciente inicia respirações com médios volumes pulmonares, onde a secreção é coletada para as vias respiratórias de médio calibre;
  • Eliminação: os ciclos ventilatórios se tornam intensos e máximos volumes pulmonares são inspirados e expirados e, ao final, é realizada uma tosse ou huffing para eliminar as secreções das vias respiratórias centrais.

Vantagens e desvantagens

Tendo em vista que é uma técnica independente, doentes crônicos devem ser reorientados periodicamente para garantir a realização correta do procedimento. O fisioterapeuta deve sanar quaisquer dúvidas a respeito do método para que ele seja realizado de forma efetiva pelo paciente em seu domicílio.

Uma única sessão de drenagem autógena pode durar 40 minutos e são necessárias mais de uma sessão em conjunto com o fisioterapeuta para que o paciente tenha domínio da metodologia a ser aplicada.

É uma técnica muito empregada em indivíduos com fibrose cística, tendo os mesmos efeitos que técnicas passivas como drenagem postural associada à percussão, desde que realizada de maneira correta.

Postagens mais visitadas deste blog

MANOVACUOMETRIA

A manovacuometria é um recurso utilizado para detectar fraqueza muscular respiratória nas fases iniciais da doença, por meio da mensuração da pressão inspiratória máxima (PI máx ) e da pressão expiratória máxima (PE máx ) pelo manovacuômetro graduado em cmH 2 O.     Para a realização do teste, são conectados ao manovacuômetro uma máscara, um bocal ou uma conexão para traqueostomia. É ideal posicionar o paciente sentado e colocar o clipe nasal. Em seguida solicitar que o paciente realize uma expiração total (até atingir o volume residual) e, a seguir, uma inspiração forçada através do bocal ou máscara do aparelho, assim o examinador mensura a  PI máx.     Já para a medida da PE máx, o paciente deve realizar uma inspiração profunda até a capacidade pulmonar total e, em seguida, uma expiração forçada através do manovacuômetro.      De maneira geral para adultos, é considerada fraqueza muscular respiratória quando: PI máx < 40  cmH 2 O PE máx < 60 cmH 2 O Manovacuômetro   Re

Prevenção de Infecção na UTI e Tipos de Precaução