Olá, FisioIntelectuais! Aqui você encontra conteúdos de atualização, aprimoramento de habilidades, interação entre profissionais e domínio entre teoria e prática na área de Fisioterapia Intensiva 🐵
Hiperinsuflação manual
Fonte: fisioterapia UDESC
Objetivos:
- melhorar a oxigenação pré e pós-aspiração traqueal;
- mobilizar o excesso de secreção brônquica;
- reexpandir áreas pulmonares colapsadas.
Utilização da técnica:
Na prática clínica é amplamente utilizada em doentes críticos ventilados mecanicamente, sobretudo aqueles que apresentam elevado volume de secreção.
Realização dessa manobra:
- O fisioterapeuta utiliza uma bolsa de insuflação pulmonar, que comprime lentamente (em busca da capacidade pulmonar total) e deixa expandir (fase expulsiva) posteriormente de maneira brusca.
- Isso proporciona um aumento do fluxo expiratório, resultando no deslocamento de secreção para as vias respiratórias centrais.
- Essa manobra também pode ser associada a compressão torácica na fase expiratória.
Hiperinsuflação com ventilador mecânico
Essa técnica consiste na administração de altos volumes correntes, aumentando progressivamente a pressão de suporte, até atingir uma pressão-pico nas vias respiratórias de 40 cmH20, ou por meio do aumento da PEEP.
Promove a expansão das unidades alveolares colapsadas, aumentando o fluxo de ar para as regiões com atelectasias, por meio dos canais colaterais e da renovação de surfactante nos alvéolos.
Visa ainda aumentar o potencial elástico de recolhimento pulmonar e o pico de fluxo expiratório, resultando na mobilização de secreções da periferia pulmonar para as regiões mais centrais.
Possibilidades de realização dessa técnica:
- Elevar a pressão de suporte ou a pressão controlada em 10 cmH20 a partir da pressão ajustada e manter por período de 10 minutos, podendo ou não estar associada a compressão torácica;
- Elevar o volume corrente em 50% do valor ajustado e manter pelo período de 10 minutos, podendo ou não associar a compressão torácica.
Gostou? Deixe um comentário.
E para mais assuntos da fisioterapia cardiorrespiratória e intensiva é só seguir a gente no Instagram @fisiointelecto!
E para mais assuntos da fisioterapia cardiorrespiratória e intensiva é só seguir a gente no Instagram @fisiointelecto!
Comentários
Postar um comentário