Ectoscopia é a denominação que se dá à avaliação global do doente. É a primeira etapa do exame físico, que deve ser iniciada ao primeiro contato com o paciente. Seu objetivo é a obtenção de dados gerais (independe da queixa do paciente).
Exemplo:
A ectoscopia torácica estática é necessária para avaliar sua configuração. Normalmente o diâmetro anteroposterior (AP) torácico do adulto é menor do que o diâmetro transverso - aspecto que pode modificar gradualmente com a idade e em consequência de algumas doenças, como a DPOC, nas quais o diâmetro AP aumenta.
Durante a VM, com o paciente em decúbito dorsal, não é raro serem observadas discrepâncias entre os dois hemitórax. A diminuição do movimento pode indicar enfermidade do pulmão, da pleura ou da parede torácica do lado com diminuição do movimento (por exemplo, caso tenha um derrame pleural, o movimento pode estar diminuído do lado onde ocorre a presença desse derrame) ou, ainda, pode ser causada por restrições externas, como drenos torácicos, curativos e colares cervicais.
Já a ectoscopia torácica dinâmica ocorre quando se avaliam os movimentos do compartimento torácico, incluindo frequência respiratória, padrão respiratório ou tipo de respiração, ritmo e esforço respiratório.
Gostou? Deixe um comentário.
E para mais assuntos da fisioterapia cardiorrespiratória e intensiva é só seguir a gente no Instagram @fisiointelecto!
Comentários
Postar um comentário